Foto: Diana De David (Arquivo Pessoal)
Vamos deixar claro: deve ser uma minoria que atirou lixo na Avenida Medianeira durante a Romaria. Porém, no meio de milhares e milhares de pessoas, acaba sendo uma minoria numerosa, que provocou esse resultado mostrado nas fotos feitas pela leitora Diana de David, às 19h de domingo. Ela estava fazendo a sua caminhada e ficou estarrecida com a sujeita perto da Basílica. Diana publicou as fotos no Facebook, que tiveram 821 compartilhamentos. A coluna procurou a prefeitura, que informou que o lixo recolhido perto na Medianeira encheu três caçambas grandes, totalizando 36 metros cúbicos.
FOTOS: romaria da Mãe Medianeira atraiu 450 mil fieis
Diante disso, ficam dois questionamentos: 1) Será que não faltaram lixeiras no local e durante o trajeto da Romaria? 2) Quando algumas pessoas vão aprender a respeitar a cidade e as demais pessoas, deixando de jogar lixo no chão?
Fica a lição de que, para o ano que vem, talvez seja preciso reavaliar o número de lixeiras. Porém, não se pode rotular a Romaria como lugar de sujeira, pois a grande maioria das pessoas que foram e não sujaram a cidade não têm culpa e não merecem serem rotuladas. Por outro lado, não podemos aceitar como normal que, em qualquer lugar de aglomeração de pessoas - seja praia, show ou procissão -, sempre fiquem montanhas de lixo espalhadas pelo chão.